quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Nós os ricos...

Descobri na passada semana pela boca do Secretário-Geral do PS que sou rico. E rico porquê? Porque estou no último escalão do IRS (42%) por umas miseras dezenas de euros, o que faz de mim e da minha familia (mulher e 3 filhas) um alvo apetecível para o Robin Pinócrates. Com efeito, esta grande medida que o Sr. Pinócrates quer implementar e que terá os seus efeitos só em 2011 é puramente demagógica. Senão vejamos:
  1. Se cerca de 30000 familias não deduzirem o máximo em despesas com a Educação e Saúde (cerca de 300€) qual será o benefício para os escalões até 25%, isto é, os três primeiros escalões de IRS que serão à volta de 3.5 milhões de contribuintes. Sabem qual é a resposta? Arrecadaram cerca de 19 cêntimos mensais, cerca de 2.5 € por ano. Isto é ou não é demagógia??
  2. Com este princípio não estará o Secretário-Geral do PS a entrar pelo caminho sinuoso do incitamento à violência?
  3. Interrogo-me como poderei eu ser considerado rico, tendo em conta que pago 400€ de creche, que subirá para cerca de 600€ quando a minha filha mais nova deixar de frequentar a "creche da casa dos avós", cerca de 1700€ de prestação de crédito à habitação, comida para 5 pessoas, vestir as crianças (embora a mais nova use muitas roupas que foram das irmãs e a do meio também), água, electricidade, gás, gasolina para colocar no carro que as transporta para as diferentes escolas, visto que a mais velha já frequenta a escola pública, despesas com saúde (que na minha casa é a triplicar quando uma adoeçe, as outras por contágio também adoeçem (180€ de pediatra), algum dinheiro para a conta poupança reforma, e algum para poupar para alguma eventualidade.

Como podem constatar sou rico não sou? Tanto como muitos de vós que não fogem aos impostos, mas trabalham por conta de outrém e são ricos como eu!?

Sem comentários: