Partilho convosco a razão de ter o meu corpo todo dorido, nem mais, nem menos que Pilates dispõe bem, relaxa-nos, mas, faz-nos trabalhar o corpo ao mesmo tempo. Comigo foi como aquele anúncio de TV que havia nos anos oitenta à margarina "Planta" que dizia mais ou menos isto: "Eu experimentei e gostei, não quero outra coisa para barrar o pão" a mim é mais barrar a alma!!!
Melhor definido pela Wikipédia, assim:
Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.
Elaborado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, teve diversas influências como yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos. Pensando no princípio de “mente Sã e corpo São”, Joseph criou uma actividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Bem executada e orientada, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura. Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente são o foco desse método.
Pilates também inventou muitas máquinas para fazer exercícios. Na criação dos aparelhos ele aproveitava partes dos amortecedores dos carros alemães, isso durante a 1ª Guerra Mundial, após o fim da guerra e com a Europa toda destruída. Ele mudou-se para Nova York, onde aperfeiçoou sua técnica e suas máquinas.
É aplicado por profissionais de Educação Física e fisioterapeutas, através de aulas que usualmente têm duração de 1 hora em aparelhos próprios ou no solo.
Amanhã tenho aula!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário