quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Orçamento para crianças

Um excelente artigo publicado hoje no Diário Económico e que gostaria de partilhar com todos os pais/mães verdadeiramente interessados com o futuro dos filhos (as).
É fundamental criar um orçamento para as crianças
Rendimento, Despesas e Poupanças são ítens essenciais para uma boa gestão das economias.
António Sarmento

Uma simples ida ao supermercado pode ser muito útil para o seu filho se ir habituar ao valor do dinheiro. A partir do momento em que a criança entra para a escola primária pode dar-lhe uma pequena quantia para, por exemplo, comprar o lanche. “Apesar de não podermos definir uma idade ideal, podemos afirmar que antes da entrada para o ensino básico pensar em dotar as crianças da ideia da responsabilidade ou de valor do dinheiro é uma ideia ilusória”, diz o psicólogo Vasco Soares.
1. Com que idade se deve ensinar às crianças o valor do dinheiro?
No ensino básico, as crianças têm formação na escola para conhecerem o dinheiro. Em casa este conhecimento deve ser estimulado. Comece pelas moedas mostrando as diferenças entre tamanho, peso, valor e desenho. Ensine-as ainda que o dinheiro não pode ser rasgado ou molhado. A partir do momento em que as crianças sabem fazer operações de subtrair e somar, atribua-lhe pequenas tarefas como ir buscar o pão, para que possam calcular o troco a receber. Se for mais fácil construa um orçamento familiar.
2. O que devo fazer para ensinar quais os gastos indispensáveis e os superfluos? Nas idas aos supermercados transmita aos seus filhos as noções de aquilo que é caro ou barato e a separar os produtos indispensáveis (como o pão para o lanche) dos supérfluos (como um carrinho de brincar). Desta forma, elas vão aperceber-se de que os pais não podem comprar tudo e que o dinheiro tem de ser bem gerido.
3.Como é que deve ser feita a responsabilização do dinheiro?
Não dê dinheiro à criança em troca da execução de algumas tarefas domésticas. Caso contrário, ela passará a cobrar-lhe alguns euros para fazer a cama ou arrumar o quarto. Estas tarefas são exemplos de obrigações comuns a todas as crianças e, como tal, não devem ser recompensadas.
4. Qual o objectivo de ensinar as crianças a poupar?
Uma das formas de estimular a poupança nas crianças é a através do estabelecimento de objectivos como a compra de um brinquedo ou de um jogo de computador. “Ensinar uma criança a juntar dinheiro sem motivo é querer transformá-la em sovina. Fixem juntos um objectivo e, caso ela gaste todo o dinheiro, não se aflija: é melhor ir à falência quando se é criança do que na idade adulta”, explica Cássia D’Aquino, consultora brasileira em educação financeira.
5. Quando é que devo dizer sim ou não a uma exigência?
Tão importante como saber dizer não, é também saber dizer sim. Não se pode privar as crianças de tudo, pois quando crescerem ou quando se virem com dinheiro vão desejar ter tudo a quilo que nunca tiveram e podem tornar As tentações de consumo são muitas e as crianças estão bem atentas a elas. Mas cabe aos pais resistir a essas tentações. Caso contrário, as crianças vão habituar-se a terem tudo o que querem e, no futuro, sentem dificuldades em com sentimentos de frustração ou fracasso. Se os seus rebentos fizerem birras porque querem um brinquedo, não ceda a esta chantagem emocional e demonstre que o comportamento deles não é eficaz.
6. Devo vincular a mesada ao desempenho escolar?
Nunca se deve ensinar uma criança ou adolescente a estudar para receber prémios financeiros. O estudo é uma tarefa a que os filhos se devem dedicar pela importância que tem nas suas vidas. Se a criança estuda apenas para garantir a mesada no fim do mês, pode sentir-se desmotivada a estudar se, por algum motivo, a família deixa de ter condições de lhe dar a mesada.
7. Há alguma quantia mínima para a semada ou mesada?
Uma criança ou adolescente com muito dinheiro pode partir para um consumismo excessivo, muitas vezes fora do padrão económico da família. Por outro lado, um valor irrisório pode fazer com que o seu filho não se sinta capaz de gerir correctamente o seu próprio dinheiro, porque o dinheiro não é suficiente para cobrir os gastos.
8. É útil planear um orçamento familiar?
Habitue as crianças a planear e manter um orçamento simples. Isto é importante para os pais com crianças de qualquer idade. O orçamento deve incluir rendimento, despesas e economias. Os itens do orçamento devem crescer à medida que as necessidades vão aumentando. Nessa altura, aumente também o dinheiro disponível.
9. É importante a criança ser ensinada a fazer doações?
De acordo com alguns especialistas internacionais as crianças podem aprender a dar mais valor às coisas se doarem algumas das roupas e brinquedos às crianças mais carenciadas. No caso das famílias mais abastadas, é frequente criarem fundações e envolver os seus próprios filhos nestas acções de responsabilidade social.
10. Existem sites da Internet que ensinam às crianças como poupar dinheiro?
Existem vários sites de língua inglesa úteis para ajudar os pais e as crianças a gerir dinheiro – www.kidsbank.com, www.younginvestor.com e www.ustreas.gov/kids são alguns deles. Têm jogos didácticos para conhecer as notas e moedas, estimular o raciocínio matemático e muitas dicas de poupança.
As contas, depósitos, aforros e seguro de capitalização que os bancos oferecem do nascimento aos 26 anos
Montepio
Conta Mini. É uma conta poupança que pode ser subscrita entre os 0 e os 6 anos. A quantia mínima de subscrição é de 25 euros. A taxa de juro varia entre os 3% e os 3,25% de TANB.
Conta Fun. É uma conta poupança que pode ser subscrita dos 7 aos 12. A quantia mínima de subscrição é de 25 euros. A taxa de juro varia entre os 3% e os 3,25% de TANB.
Conta Futuro. É uma conta poupança que pode ser subscrita dos 13 aos 18 anos. A quantia mínima de subscrição é de 125 euros. A taxa de juro caria entre os 3% e os 3,25% de TANB.
Santander
Conta Já Ká Konta. É uma conta poupança que pode ser subscrita entre os 14 e os 20 anos. A quantia mínima de subscrição é de 25 euros. A taxa de juto é de 4% (TAEG) até 31 de Dezembro de 2008.
Conta poupança jovem. É uma conta poupança que pode ser subscrita a partir dos 10 anos. A quantia mínima de subscrição é de 25 euros. Os juros pagos de acordo com o saldo da conta no final de cada período anual.
1º Depósito jovem. É um depósito a prazo que pode ser subscrito apartir dos 10 anos. A quantia mínima é de 150 euros. Taxa de juro de 5% TANB.
Banco Espírito Santo
Capitalização júnior. É uma aplicação a prazo que pode ser subscrita a partir do nascimento. O mínimo de subscrição são 20 euros. A taxa de juto mínima é de 3% TANB.
Poupança júnior. É uma Poupança renovável, que pode ser subscrita a partir do nascimento. O mínimo de subscrição são 100 euros. A taxa de juto é de 2% TANB.
Poupança crescente júnior. É um depósito a prazo, que pode ser subscrito a partir do nascimento. O mínimo de subscrição são 100 euros. A taxa de juro varia entre os 3% e os 7,50% TANB.
Millennium BCP
Jovem Aforro 1ª série. É um seguro de capitalização que pode ser subscrito a partir dos 14 anos. O mínimo de subscrição são 25 euros mensais. A taxa de juro mínima garantida é de 2,4%.
Poupança net.jovem. É um depósito a prazo que pode ser subscrito dos 0 aos 26 anos. O mínimo são 100 euros. A taxa de juro é de 4,25% TANB.
Poupa e cresce. Seguro de capitalização que pode ser subscrito a partir dos 14 anos. O mínimo são 30 euros mensais. A taxa de juro garantida é de 2,4%.
BPI
Conta júnior. É uma conta à ordem que pode ser subscrita dos 0 aos 12 anos. O mínimo de subscrição é de 25 euros.ABConta. É um depósito a prazo, que pode ser subscrito dos 0 aos 17 anos. O mínimo são 100 euros. A taxa de juro varia entre os 0,25% e os 0,75% ao ano.
BPI Aforro jovem. É uma aplicação a prazo que pode ser subscrita entre os 0 e os 18 anos. O mínimo são 100 euros. A taxa de juro é variável em função dos resultados obtidos pela carteira do Fundo Autónomo de Investimento.
CGD
Conta Caixa Crescer. É uma conta à ordem que pode ser subscrita dos 0 aos 14 anos. O mínimo de subscrição são 100 euros. A taxa de juro é de 0,5% TANB.
Conta Caixa Jovem. É uma conta à ordem que pode ser subscrita dos 15 aos 25.O mínimo de subscrição são 100 euros. A taxa de juro é de O,5% TANB.
Conta Caixa POP NET. É um depósito a prazo que pode ser subscrito dos 0 aos 28 anos. O mínimo de subscrição são 500 euros. A TANB é igual à Euribor 6 meses.
Banif
Conta Nova Geração. É uma conta à ordem que pode ser subscrita dos 0 aos 6 anos. Sem valor mínimo de abertura nem despesas de manutenção.
Conta Poupança Nova Geração 1. É um depósito a prazo que pode ser subscrito dos 0 aos 25 anos. O valor mínimo são 100 euros. A taxa de juto é de 3,75% TANB.
Conta Poupança Nova Geração 2. É um depósito a prazo que pode ser subscrito dos 0 aos 25 anos. O mínimo de subscrição são 2500 euros. A taxa de juro é de 3,75% TANB.

Sem comentários: