segunda-feira, 16 de março de 2009

O medo de errar...

Este texto é dedicado à minha filha mais velha que é uma das luzes dos meus olhos!!!
Desde tenra idade temos medo de falhar de errar, mas a verdade é que tal é uma consequência da vida. Mais tarde ou mais cedo, acabamos por falhar neste ou naquele pormenor, e a única solução que temos é nos reerguermos e voltarmos a tentar para corrigir aquilo em que, provavelmente, falhamos da primeira vez. Ontem, num simples jogo de "trabalho intelectual" (preparado com tanto carinho pela mamã) a minha filha de 5 anos ficou frustrada porque não conseguia fazer o 4, muito irritada consigo mesma pensou que não só se estava a desapontar, mas mais do que isso nos estava a desapontar. A minha mulher bem que tentou explicar-lhe que não há problema em errar e que da próxima vez ela faria a actividade melhor, mas não, ela queria ter feito aquela actividade em particular bem e o consolo da mãe não a sossegou. Depois abraçei-a e reforçei as palavras que foram ditas pela minha mulher e ela para nos tranquilizar parou de chorar (mas julgo que no seu intímo estava num pranto). Dir-me-ão que são feitios, mas na realidade nota-se que algumas crianças e jovens mais responsáveis tem um medo de falhar, mas para avançarmos temos de muitas vezes falhar para não voltarmos a errar.
Por isso, filha, nunca tenhas medo de errar, porque errar é o que de mais natural há na vida e lembra-te que todos (mas todos) nós já erramos na vida, não temos é que fazer disso um drama...

Sem comentários: