sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Os Bufos

Definição de bufo (pop.) policia secreto; delator; espião; burlesco.
No tempo do Estado Novo, ainda eu não era nascido, quatro em cada dez portugueses eram considerados bufos. Passaram-se os anos e Salazar caiu da cadeira, e o seu regime ditatorial caiu de podre em 1974, mas velhos hábitos ficaram do tempo do referido ditador entre os quais o de forma muito pouco súbtil "chibar" a certas pessoas o teor de conversas que são tidas como privadas, em espaços considerados privados, como são as casas de cada um , ou imagine-se, os gabinetes de trabalho. Pois bem, fico tristemente surpreendido que, na actualidade, os bufos não só sobreviveram, como também só tinham mesitos de existência quando caiu a ditadura.
Eu tenho um bufo no meu gabinete e convivo em silêncio e com repulsa com a presença dessa pessoa junto a mim, mas tenho que ter força, bem como, os outros que comigo partilham um gabinete com um bufo!
Abaixo os bufos e bufas deste país!!!

Sem comentários: