quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Actividades Extra-Curriculares

Hoje em dia, menino (a) que não tem mais do que duas ou três actividades extra-curriculares não é "normal" à vista de muitos pais. Eu que sou pai de três belas moçoilhas também me confronto (confrontamo-nos eu e a minha mulher) com esta verdadeira loucura que é colocar os filhos em tudo o que é actividade, senão vejam:
  1. Ballet (especialmente para as meninas)
  2. Música (mais liberal, para o menino e para a menina)
  3. Natação (primeiro para apreender, depois para aperfeiçoar)
  4. Inglês (porque o que aprendem na escola é demasiado básico)
  5. Informática (idem, idem, aspas,aspas)
  6. Ténis (que só serve para dar "jeitos" nas costas, eu sei do que falo)
  7. Equitação (adoro, mas as minhas filhas só muito hipotéticamente terão um cavalo)
  8. Etc,Etc...

Nestas actividades todas em nenhuma encontro a palavra brincar, e muito menos a de que os pais deveriam passar mais tempo com os filhos, ajudando-os nos trabalhos de casa, responsabilizando-os pela feitura dos mesmos (como os meus pais faziam, e não delegando a tarefa a um professor que os acompanha no "Estudo Acompanhado"). Lembro-me de quando frequentava o ensino primário (básico, nestes dias) num colégio privado, saía às 16.30, chegava à casa da minha avó (que era minha vizinha) por volta das 16.45, começava a fazer os "deveres" que concluia pelas 17.45, e ia brincar com o meu melhor amigo de infância até, mais ao menos, às 18.55 (hora mágica, porque os meus pais saíam do trabalho às 19 horas) e às 19.45 depois do banho tomado e já jantado o meu pai revia os trabalhos comigo o que durava cerca de 15 minutos e depois disfrutavamos da companhia uns dos outros até às 21 horas (hora em que ia para o quarto com o meu irmão para dormirmos). Actividades extra-curriculares: tinha uma as Artes Plásticas no FAOJ (e eram duas vezes por semana), tive uma breve passagem pelo Conservatório (mas sem grande sucesso), as minhas actividades eram mesmo fazer o "tpc", e brincar e assim cresci como homem com valores e princípios e muito feliz. Espero que as minhas filhas tenham uma infância tão feliz como eu tive,se assim for já me posso considerar um sucesso enquanto pai....

Sem comentários: