segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Ultrapassar barreiras...

Novalis dizia:

'Todas as barreiras só existem para serem ultrapassadas'
Ao ler as secções de economia dos vários jornais diários e semanários neste fim de semana dei comigo a pensar como conseguiremos dar a volta a esta crise que, dizem os entendidos, só agora começou e já provocou tanta desgraça pelas economias mundiais. Preocupa-me de sobremaneira a vida artificial com que os "jovens" vivem nos nossos dias (tenho 37 anos a caminho dos 38), e hoje ao almoço com a minha mulher reparávamos que os (as) adolescentes só vestem roupas de marca, calçam ténis de marca e tem sempre algum dinheiro no bolso para gastos. Quero com isto dizer que eles (adolescentes), objectivamente, não tem preocupações como na minha adolescência:
  • Na escola, respeitem ou não os professores não são castigados;
  • Na mesma escola, sejam ou não dotados intelectualmente passam administrativamente de ano sempre;
  • Em casa, não são responsabilizados por nada (arrumar a casa, cozinhar, ajudar a fazer as compras de supermercado, tá quieto ó tio!!!);
  • Com os amigos são aquelas conversas tão insipídas que não interessam a ninguém;

Se repararmos a eles não são colocadas barreiras para ultrapassarem, e quando se lhes colocam não estão preparados porque não foram preparados para tal, e de quem é a culpa de tal desleixo???

Resposta: DOS PAIS,DOS PAIS, DOS PAIS!!!!

Os pais admiram-se dos filhos não conseguirem um emprego, a resposta é simples na vida real para se conseguir um trabalho temos todos os dias que ultrapassar barreiras, trabalhar para estarmos entre os melhores (que não quer dizer, renegar aos princípios segundo os quais fomos educados), e eu fico com uma certa mágoa por estes adolescentes, porque eles nunca pediram para serem super-protegidos pelos pais.

Sou pai de três raparigas, mas nós (eu e a minha mulher) responsabilizamos as nossas filhas para terem certo tipo de atitude perante a vida, temos empregada (mas não uma escrava), e portanto, lá em casa todos tem de colaborar e é curioso ver que as mais velhas (5 e 3 anos) já tem um sentido de responsabilidade apreciável para a idade.

Assim, paizinhos se querem realmente bem aos vossos filhos coloquem-lhes barreiras para que eles sejam pessoas felizes no futuro

Sem comentários: